Angústia e solidão no fim de semana: quem nunca?

O final de semana chegou! O que para algumas pessoas pode ser bom, para outras pode ser angustiante, solitário, cheio de expectativas e frustrações.

Para os que têm vícios, pode ser o momento de excedê-los. Para os que fazem dieta, pode ser o momento da quebra. Para os que se sentem sozinhos, pode ser o momento de vazio e lágrimas.

Muita gente adoece no final de semana, por isso as emergências na segunda-feira pela manhã quase sempre são lotadas, ou mesmo no domingo a noite. Em qualquer faixa etária, o desafio de um final de semana pode ser grande.

Muitos não tem amigos, não interagem com a família e se trancam em seus quartos, em seus mundos, “curtindo” uma solidão ruim, uma vez que existe a solidão boa, que é aquela onde precisamos ficar sozinhos, com os nossos pensamentos, ajustando as coisas no universo interior. Essa sim, é boa demais e necessária. Apreciar a si mesmo é um bom sinal de que estamos de bem conosco.

Mas existe a amarga solidão, onde pensamentos negativos povoam nossa mente, sem nos dá trégua. São medos que afloram, são mágoas e raivas que guardamos e que retornam neste isolamento social a que nos condenamos, por vezes. São tristezas, amarguras, vindas não sabemos de onde (e sabemos: do porão chamado Inconsciente). Lá guardamos milhões de sentimentos, emoções, dores, vivências, traumas.

Então, o que poderia ser dias de lazer, descanso, alegria, entretenimento, leitura, curtição no sentido exato da palavra, se torna solidão, amargura, medo, depressão, pânico, doenças. Muita gente passa por isso.

oNo entanto, O importante é saber que o final de semana começa a ser programado na nossa mente, e nós estamos no comando dela! Então pergunto: O que você vai fazer para tornar esse final de semana único, tranquilo, relaxante, feliz? Não coloque isso na mão de ninguém! Está em seu poder. Portanto, escolha ser feliz e olhar tudo pelo lado mais ameno, suave. Limpe sua ansiedade, tristeza, sentimento de solidão com EFT e escolha ser feliz HOJE!

pontos

Goretti Lima, Terapeuta em EFT, Psicóloga