Hipnose Clínica e EFT: Um mergulho profundo no Inconsciente

hipnose-post-2

 

É lá, nas profundezas da mente Inconsciente que se escondem nossas emoções mais profundas, lembranças, memórias. É nesse lugar que moram nossos medos, fantasmas, sombras, traumas, complexos, vivências dolorosas, crenças limitantes, e tudo aquilo que nos perturba sem sabermos o porquê, que gera nossas fobias, ansiedades, depressão, medos, baixa-autoestima, autossabotagem, procrastinação, que trava nossa vida.

A psicoterapia, entre outras coisas, através de suas abordagens psicológicas (Analítica, Centrada da Pessoa, Gestalt, TCC, entre outras) busca acessar esses conteúdos inconscientes, a fim de ajudar o indivíduo no autoconhecimento, para que possa identificar e enfrentar os obstáculos pessoais que se repercutem nas suas relações sociais e profissionais, na sua vida como um todo. A Psicanálise também faz essa busca desse material através de atos falhos, associações livres, sonhos. Tornar consciente estes conteúdo nos dá mais condições de lidar com nossas dores, entraves, perturbações várias.

Outras abordagens alternativas também percorrem esse caminho rumo ao desconhecido e misterioso Inconsciente. Pesquisas afirmam que somos, o tempo todo, mais de 95% inconscientes do que fazemos, dissemos e pensamos; enquanto apenas 5% de tudo o que somos é consciente para nós. E saber que esse gigante (Inconsciente) nos domina é assustador!

Muitas pessoas buscam seus próprios recursos interiores e conseguem suas curas e autoconhecimentos, sozinhas. Outras se agarram na fé, na meditação, na ocupação do tempo. Outras não tem como fazer isso e podem sucumbir sem a ajuda de um profissional ou pessoa que possa, de fato, ajudá-la no processo de cura, seja de doenças físicas ou emocionais.

A EFT – Técnica de Libertação Emocional, foi desenvolvida com o intuito de ser uma ferramenta autoaplicável. Seu desenvolvedor, Gary Craig, a doou, buscando ajudar, de forma gratuita, a todos aqueles que necessitam de algum tipo de cura. Sim, a técnica é mesmo autoaplicável, muito eficaz em seus efeitos, rápida em promover bem-estar, uma vez que é uma terapia energética que promove o alinhamento da energia corporal que circula todos os seres.

Alinhada com a técnica Matrix, a EFT promove um acesso muito profundo às crenças e vivências instaladas no inconsciente. Relaxa o paciente, logo nos momentos de tapping, promovendo o alinhamento energético (aqui falamos da energia corporal propriamente dita, sem nenhuma relação com energia na concepção esotérica do termo).  A técnica Matrix consiste em retornar à cena original, que causou trauma, e refazê-la com a ajuda da visualização e da EFT. Na minha prática como terapeuta, ambas, juntas, tem um enorme poder de cura!

E uma vez varrida as crenças e vivências limitantes e dolorosas, a hipnose chega majestosa, implantando as novas sugestões, sempre positivas, na mente do paciente. Pronto: eis um bonito trabalho psicoterapêutico, acelerando os processos de cura, ajudando o indivíduo a guiar-se pelas boas emoções, sentimentos e pensamentos!